Informações

A Importância da Leitura para o Aprendizado de Uma Língua Estrangeira

Não se discute a importância de um idioma em ambientes profissionais ou acadêmicos, especialmente a língua inglesa. Muitas vezes, entretanto, torna-se necessário discernir exatamente quais habilidades são necessárias para determinados contextos e finalidades. A partir desse foco, percebe-se que a leitura é a habilidade mais utilizada e a que mais oferece possibilidades de desenvolvimento em um idioma estrangeiro.

A Importância da Leitura para o Aprendizado de Uma Língua Estrangeira

O foco na leitura permite um domínio mais rápido e com oportunidades para o uso imediato, o que transforma a língua inglesa em algo útil, real e prático. Novas possibilidades, assim, descortinam-se no horizonte acadêmico, profissional ou pessoal. Não obstante essas vantagens, é relevante compreender o é exatamente a habilidade em leitura em um idioma estrangeiro com relação ao processo de ensino-aprendizagem.

Uma discussão bastante comum em teorias sobre leituras diz respeito a distinção entre diversos níveis de compreensão de um lado do texto. Esses níveis podem ser ilustrados através da distinção entre ler “as linhas”, ler “entre as linhas” e ler “além das linhas”, em que o primeiro se refere à decodificação do texto, geralmente através da leitura palavra por palavra; o segundo ao significado inferido e o terceiro, à avaliação crítica de um texto por parte do leitor.

A Leitura, assim como outras habilidades linguísticas, pressupõe um propósito, objetivo. Durante o processo de leitura de um texto o leitor não está apenas olhando para marcas de tinta feitas sobre o papel, tentando decifrá-las. Ele está também, presumivelmente refletindo sobre o que está lendo, sobre o que isso significa para ele, como se relaciona com outras coisas que já leu e seu conhecimento de mundo. Este conjunto de experiências terá influências na forma como o leitor compreenderá o texto e extrairá as informações essenciais para atingir seu objetivo, seja esse a realização de uma prova em inglês ou a leitura de um relatório nesse idioma.

Prof. Dr. Hélcio Lanzoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *