Informações

Como você deve estudar para um exame de proficiência?

Se você vai prestar um exame de proficiência para cursos de mestrado ou doutorado, ou para outras finalidades, é bom estar bem informado quanto às exigências do curso e também quanto às características do exame que vai prestar. Quanto mais informações tiver, menos surpresas encontrará.

Aqui estão algumas dicas gerais:

1. Verifique quais os exames aceitos pelo seu curso e as respectivas pontuações mínimas.
Os exames aceitos constam nos editais ou nas normas/regulamento do programa de pós-graduação. As pontuações mínimas geralmente são informadas ao lado de cada exame.

2. Esteja familiarizado com o formato do exame – seções, tipos de questões etc.
Em qualquer tipo de exame, é fundamental conhecer suas características e regras, como tipos de questões, grau de dificuldade, tempo, etc. Procure sempre conhecer pelo menos um modelo completo do exame que vai prestar, para evitar que a falta de familiarização com o formato interfira no resultado. Para visualizar os modelos dos exames da TESE Prime, clique aqui.

3. Verifique o prazo para apresentação do certificado.
Os cursos de mestrado ou doutorado geralmente requerem a certificação em língua estrangeira já na inscrição para o processo seletivo, mas há cursos que permitem o ingresso sem comprovação da proficiência e estabelecem um prazo para que o aluno apresente o certificado. Estar bem informado sobre os prazos faz toda a diferença no planejamento.

4. Você se sente preparado(a) para o exame, ou vai “prestar e ver o que acontece”?
Se não está seguro quanto ao seu nível real de domínio do idioma, antes de se inscrever para uma aplicação oficial visualize os modelos de exames que a TESE Prime disponibiliza ou preste um Simulado Online e, assim, terá mais segurança no momento da aplicação. Para saber mais sobre todos os materiais preparatórios disponíveis, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *